quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

PERSISTÊNCIA DE THOMAS EDISON



Você tem o melhor combustível para conquistar os seus objetivos.

Depois de planejar, ou seja, de "desenhar seu mapa" do sucesso, você vai aprender a usar a sua persistência. É isso mesmo!
Se você já a usa, este modelo eficaz irá potencializar ainda mais esta ferramente, mas se você pensa que não tem persistência suficiente, aprenderá aqui a conquistá-la e a mantê-la.

Lembra do tema que postei sobre os paradigmas? Basta acreditar que é possível, pois você já nasceu com a eficiência necessária para aprender o que estiver disposto.

PERSISTÊNCIA X INSISTÊNCIA
Entenda a diferença:
  • Insistência: é usar de teimosia. Você vê os fatos só por um único ângulo (o seu). Raramente usa a reflexão para observar a situação de forma ampla. Um exemplo - Imagine-se correndo por uma rua e batendo de frente com um grande muro. Você cai atordoado, levanta e se recupera da trombada, olha para o muro, toma distância e corre novamente em direção do mesmo muro, investindo sua força para derrubá-lo e cai novamente. Uma das falhas de usar de insistência é que seremos classificados de "chatos".
  • Persistência: é usar de perseverança para atingir seus objetivos. O persistente usa a reflexão para analisar a situação e busca descobrir meios, caminhos e forma para realizar seus maiores anseios. O foco está na solução. Usando o mesmo exemplo do muro, você investe sua força correndo em direção ao muro. Ao colidir com o grande obstáculo, levanta e usa a reflexão para buscar meios, caminhos e formas criativas de desviar do mesmo.


Há uma linha tênue entre a persistência e a insistência. Pode-se permanecer no erro sendo insistente, justificando que este é o melhor caminho para alcançar o seu objetivo. Por isso todo cuidado é pouco.
Não há uma única forma de se fazer uma ação. Os caminhos são diversos para as suas realizações. Quebre este paradigma: "Não é agindo da mesma forma que obterei resultados diferentes".
Se você traçou seu objetivo, dividiu este planejamento em passos, depois em tarefas, estipulou prazos para sua conquista e mesmo assim não foi bem-sucedido, um dos fatores pode estar relacionado com o fato de estar utilizando de insistência na ação, sem refletir sobre formas mais criativas ou diferentes de  fazer o que precisa.
Usar a insistência, nestes casos, é usar de "teimosia" e isso não te ajudará a conquistar o que deseja.

REVEJA SEUS PLANOS
Reveja seus passos e tarefas: será que não há uma forma diferente de agir e pensar?
É bem possível que esteja aí a chave para desprender-se de uma "determinada forma de agir e pensar" e abrir a porta para uma grande mudança, que finalmente te ajudará a atingir o seu alvo.

ACREDITE NA PERSISTÊNCIA
Sem acreditar que é possível, não haverá persistência.
Use o planejamento, como vimos nos textos anteriores, para montar seus objetivos, seus passos e tarefas.
Se tiver qualquer dúvida para montar o seu planejamento, terei o maior prazer em lhe auxiliar.

A FÓRMULA DA PERSISTÊNCIA DE THOMAS EDISON
Vou te ensinar agora o que ajudou Thomas Edison a perseverar e mudar o mundo com as suas invenções. Este é o mesmo modelo que utilizo para as minhas investidas pessoais e profissionais.

É indiscutível que o modelo de persistência de Thomas Edison o levou a realizar dezenas de criações.



A mais famosa de suas criações foi a luz elétrica. Ele perseverou tanto que dizem que Edison falhou em mais de novecentas tentativas para então conseguir o que queria. Edison respondeu a este questionamento dizendo que "em momento algum houve sequer uma falha e sim a cada tentativa frustrada, descobrir formas eficientes de como devia ser a correta. Ele sempre via o lado positivo das circunstâncias.

Pronto para a formula de Thomas Edison?
  1. Visualize claramente o que deseja realizar.
    • Visualize, o mais detalhadamente possível, o seu objetivo a ser conquistado e todas as suas ramificações.
  2. Pense muito alto e de forma grandiosa.
    • Edison visualizava os benefícios que milhares de pessoas teriam com a luz elétrica.
  3. Espalhe sua visão para os outros.
    • Edison compartilhava com seus colaboradores e patrocinadores 
  4. Espere por críticas e falhas.
    • Edison teve de convencer pessoas que seus projetos ajudariam a humanidade. Recebeu várias críticas por isso.
    • Falhas aconteceram por parte dos funcionários de Edison, bem como ele mesmo havia cometido falhas. 
  5. Espere encontrar barreiras e obstáculos. Responda às adversidades de forma criativa.
    • Edison visualizava seus objetivos conquistados, mas paralelamente, buscava visualizar possíveis problemas também e suas respectivas soluções.
    • Ao ver falhas de sua equipe e suas próprias falhas, Edison perguntava: Como podemos RESOLVER ISSO da melhor forma possível. Não havia temor e sim foco na solução. Ele sempre buscava formas criativas de resolver os problemas.
  6. Mantenha o ritmo.
    • O Ser Humano por natureza é imediatista. Lembre-se do paradigma: "Todas as coisas importantes na vida requerem tempo para se aprender, desenvolver e se formar. Tudo na vida pode ser aprendido e conquistado".
    • Edison tinha seu objetivo maior à sua frente. Tinha os passos calculados e as tarefas diárias que precisava fazer para atingir seus objetivos. Descansar faz parte do processo. É o momento de preparação - como disse Abraham Lincoln, "Se eu tivesse oito horas para cortar uma árvore, passaria seis afiando meu machado". Não adianta querer fazer mais do que é possível. Um exemplo disso é um maratonista que inicia uma corrida em determinada velocidade e permanece nela até o final. Se ele acelera tudo o que pode em sua corrida inicial, não terá fôlego para continuar.
Use a criatividade nesta fórmula, não se apegue a uma única forma de agir e pensar, mas FAÇA!

Se tiver dúvida ou dicas, estou ao seu dispor para ajudar e aprender.

Minha maior intensão para você? Sucesso hoje e sempre!
Saulo Boccanera



Nenhum comentário:

Postar um comentário