sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

TODOS SOMOS CAPAZES!

Um paradigma que me ajuda muito a ter sucesso e a buscar um meio de melhorar a cada dia é lembrar que sou capaz, baseado na teoria que aprendi sobre os "3 E's". 
Com o decorrer de cursos, palestras e do meu desenvolvimento diário, vi que podemos adicionar um outro "E".

Explico.

O que são os 4 E's?
Eficiência, Eficácia, Efetividade e Excelência.

Prestem atenção, pois é bem interessante.

Vou colocar resumidamente, com a minha forma de pensar, para lhes ajudar a entender.

EFICIÊNCIA

Todos nascemos com a capacidade INATA de aprender, de desenvolver e de formar. O corpo humano, ao meu ver, é a maior máquina que existe e a mais perfeita do mundo.
Várias pesquisas foram feitas relatando que ainda não usamos todo o nosso potencial mental, mesmo assim observem tudo o que a mente humana já criou.
Afirmo que o nosso potencial é ilimitado!
Eficiência é isso, temos um potencial inato e ilimitado de aprender, de desenvolver e de formar - criar coisas.
Exemplo: Um bebê recém nascido, que não tem a sua inteligência desenvolvida e aprende já nos primeiros dias de vida a sugar leite de sua mãe. Seu INSTINTO, associa que a fome será saciada se "pedir por comida" chorando, e que aquilo que ele acabou de apender - sugar - o manterá vivo.
Um outro exemplo, que uso nas minhas palestras é a ação de "aprender a dirigir".
Aprendemos a dirigir em uma autoescola, gradativamente. O fato de termos uma inteligência e capacidade inata de aprender, desenvolver e formar, me faz aprender a dirigir.
Assim, começo a partir daí, a ser eficaz.

EFICÁCIA

Quando aprendemos algo e usamos o que aprendemos para dar continuidade ao que fazemos diariamente, nos tornamos eficazes.
Mantendo o exemplo das aulas de direção, agora que aprendi a dirigir, começo a guiar o carro sozinho, com certa dificuldade pois penso nas marchas que tenho de trocar, nas setas que tenho de usar, nas placas sinalizadoras e assim por diante.
Então coloquei em prática o que aprendi. Desta forma começo a me tornar efetivo.

EFETIVIDADE

Ao meu ver, é tudo aquilo que aprendi e que USO constantemente, fazendo de certa forma, com mais facilidade, mais competência e "mecanicamente".
Criei o hábito de fazer aquilo sem pensar. Assim, este ação virou um HÁBITO.

EXCELÊNCIA


Li diversos conceitos sobre excelência e penso que posso concluir que ser excelente é fazer algo de tal forma que surpreenda as expectativas de quem recebe a nossa ação.

Quando penso em fazer algo de forma a atender as necessidades e superar as expectativas, estou atuando no campo da excelência.

Uma forma que costumo ensinar é usar a técnica que o famoso DALE CARNEGIE nos ensina em seu livro "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas". Esta técnica chama-se "ONE MILE MORE". Traduzindo e simplificando, isso quer dizer que se pensarmos sempre em "andar uma milha a mais, ou fazer um algo a mais em cada ação nossa, sem pensar em qualquer tipo de retorno, estamos usando a excelência. 
Pergunte-se em CADA ação que for se dispor a fazer: O que posso fazer a mais aqui, agora, nesta ação, para ser melhor e superar as expectativas?
As vezes somente um sorriso, uma forma diferente de fazer ou um algo a mais que coloque na sua ação pode lhe trazer um resultado enorme.

Que tal um bom dia caloroso?
Que tal dizer aos seus amigos e familiares o quão importantes eles são, sem que eles esperem isso de você?
Que tal dizer aos seus colegas de trabalho o que gosta neles, o que admira em suas qualidades profissionais e pessoais?

Estamos tão focados em ver os defeitos nos outros e em nós, que esquecemos de ver as qualidades.

Bem, vou ficando por aqui e desejo, com toda a minha intensão, que este tema sirva de reflexão para o seu SUCESSO. Lembre-se, VOCÊ É CAPAZ e cada passo bem feito - eficiência, eficácia, efetividade e buscar a excelência - te faz ser mais bem sucedido.

Um forte e afetuoso abraço a todos e aguardem o próximo tema. PARADIGMAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário